NAVIOS DE GUERRA BRASILEIROS - 1822 - Hoje
1822             -                NAVIOS DE GUERRA BRASILEIROS            -               Hoje    

[Novidades & Atualizações]

[Ordem Alfabética - Linha Discada]

[Ordem Alfabética - Banda Larga]

[Por Classe ou Grupo] [Unidades Menores]

[Que navios são esses ?]

[Navios que não vieram] [Você pode ajudar ?] [Glossário]

Esse projeto foi criado a partir de uma idéia que foi amadurecendo através dos anos, com o propósito de apresentar um pouco, dentro do possível, da historia dos Navios de Guerra que fizeram parte da Marinha do Brasil ao longo de sua historia. O enfoque principal são as embarcações que estiveram em serviço durante e após a Segunda Guerra Mundial.

Os dados aqui apresentados são de fontes abertas e uma boa parte dele começou a ser coletado no inicio de nossa adolescência, como uma espécie de hobby, ficando mais serio com o passar dos anos transformando-se em anotações pessoais. Junto com esse material dispúnhamos de muitos “folders” , livros, fotos, que com a popularização da Internet foi possível colocar a disposição de um maior numero de pessoas.

Nas páginas a seguir poderão ser encontrados os históricos operativos, as características básicas, Comandantes, histórico do navio quando serviu em outra marinha antes da nossa, brasão, fotos e desenhos de unidades que deixaram saudades como, por exemplo: o CT Piauí - D 31, CTE Bracuí - D 23, Cruzador Tamandaré - C 12, Corveta Ipiranga - V 17, Submarino Amazonas - S 16, assim como unidades mais modernas como as Fragatas Niterói - F 40 e Rademaker - F 49, o Contratorpedeiro Paraíba - D 28, a Corveta Júlio de Noronha - V 32 e o Submarino Timbira - S 32.

Esse trabalho não tem de forma alguma a intenção de esgotar o assunto, mesmo porque não temos condições para isso, deixando claro que foi inspirado em nossos arquivos pessoais com a intenção de imortalizar a história de nossos navios e suas guarnições.

Não iremos nos limitar apenas aos navios do período pós-2ª GM, serão lembrados aqui navios anteriores a esse período, e na medida do possível, unidades do período 1822-1889.

Gostaríamos de convidar os amigos leitores que por ventura disponham de informações ou imagens a entrar em contato conosco. Todas as contribuições que forem aceitas serão creditadas conforme as instruções recebidas e em acordo com a Lei de Direitos Autorais.

É um trabalho feito por entusiastas, para entusiastas.

Bem-vindo a bordo!

Comentários e Colaboração entrem em Contato:

 

José da Silva (Santos-SP)
(Webmaster)

e

Luiz Brazil Cotta (Belém-PA)
  (contato para ex-Tripulantes, Associações e Turmas)

Agradecimentos especiais aos  nossos amigos: Alte. Cordeiro, Comte. Norberto, Comte. Öberg, Rogério Cordeiro (Santo André-SP), Pedro Mario Gonçalves Caminha (Paris-França), Comte. Roth e Rutênio Sampaio.