Divulgada as Mudanças para o próximo Exame do MEC

Os estudantes que pretendem participar da próxima edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2019) poderão conferir novidades e informações relevantes, inclusive sobre possíveis mudanças nas regras das provas.

O MEC – Ministério da Educação divulgará muito em breve, juntamente com o INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, as primeiras informações do exame.

Os estudantes aguardam a divulgação destas informações para saberem se haverá mudanças no Enem 2019.

Até o momento não foram anunciadas mudanças nas regras do exame, seja sobre as inscrições, provas, redação, correção ou prazos.

O que se sabe é que as mudanças adotadas nas últimas edições, como em 2013 e 2014, permanecerão para 2019.

Uma delas é em relação à correção da redação: Após os problemas com as redações de alguns estudantes em 2012 foram adotadas algumas mudanças em relação à correção das redações, que agora são avaliadas por dois corretores e, em caso de discrepância entre as notas atribuídas, o texto é corrigido mais uma vez, por um terceiro corretor. (Entenda como é feita a Correção da Redação do Enem 2019).

Outra mudança, conquistada pelos estudantes nos últimos anos, é a disponibilização do espelho da redação do exame. A prova de redação é digitalizada após ser corrigida e disponibilizada aos estudantes, para que estes possam entender de uma forma mais clara as notas atribuídas em cada uma das cinco competências.

O espelho, porém, não pode ser utilizado como margem para solicitação de revisão da nota, tendo apenas o objetivo pedagógico.

Em 2014 os fiscais e chefes de sala puderam utilizar um equipamento que também deve permanecer para o Enem 2019: o detector de metais, que tem o objetivo de combater qualquer tentativa de fraude nas provas, através da utilização de aparelhos eletrônicos.

Inscrições e Provas

As inscrições do Enem 2019 estarão disponíveis em maio e poderão ser efetuadas somente através do site oficial do exame, disponível no endereço eletrônico.

Será cobrada uma taxa de R$ 35,00 e os estudantes deverão imprimir e pagar o boleto do Enem 2019 dentro do prazo previsto pelo edital, caso contrário serão automaticamente eliminados do exame.

As provas devem ser aplicadas em outubro, já que 2019 não se trata de um ano eleitoral.

Em breve voltaremos com novidades e possíveis mudanças no Enem 2019. Aguardem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *